EDUCAÇÃO EXTRA-ESCOLAR



O Escotismo está presente na elaboração, fundação e na vida do CFEM, pelo fato de seis dos fundadores são membros do Movimento Escoteiro (União dos Escoteiros do Brasil-UEB), por este motivo é que o CFEM se distingue das demais "ONGs", pela sua proposta  pedagógica e a forma de informar e educar. Por este fato a Direção do CFEM escolheu a formação escoteira (desde 1907) como forma, meio e base em todos os níveis da informação, formação e educação. Hoje este método  é utilizado amplamente em empresas públicas, privadas ou de capital misto, muitas vezes sob outra denominação. A formação ora utilizada consegue exercer ação positiva com um bebê, jovens, adolescentes, adultos e até mesmo com a terceira ou quarta idade, com isso há ampla ação e aproveitamento de quem recebe o desafio. O importante na utilização das bases do escotismo é que o mesmo convida a pessoa a assumir um grande jogo (desafio), quando  a pessoa está em condições de assumir, o jogo se transforma na mais prazerosa formação e fica para toda a vida. Em breve haverá a fundação do Grupo de Escoteiros do Ar Nossa Senhora D'Luz, na Cidade de Taquari/RS, este também receberá todos os benefícios recebidos hoje pelo 136/RS, por estar anexado ao CFEM.
                           -------------------------
O fundador do Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Tamandaré - 136/RS, o Escotista Gilmar da Luz Oliveira, comunicou a Direção do CFEM o retorno da sede do Grupo para a Escola Estadual Olegário Mariano, situado a Rua Olinda nº 99, Porto Alegre/RS, o GEMAT foi fundado no dia  03 de setembro de 1994, ás 10 h 30 min. A comunidade escolar do Olegário Mariano através da Direção e do Corpo Docente estão engajados com o CFEM, no que tange a "EDUCAR para PAZ".
A curiosidade dos alunos é indicativo de grande aceitação da proposta por parte dos pais e responsáveis dos jovens.
O  GEMAT 136/RS é o grupo coordenador das formações de novos Grupos de Escoteiros que vão ser mantidos tecnicamente pelo CFEM. 
Os alunos (escoteiros) do Olegário Mariano vão receber toda a  formação que é oferecida pelo CFEM em Taquari/RS, só que em nível de informação ou de formação escoteira.
Com a união do CFEM/GEMAT-136RS/Olegário, há a parceria com afinidade para o desenvolvimento da comunidade em geral.